Considerado como um dos pontos-chaves para o e-commerce moderno, o transporte de cargas, trata-se do processo o qual garante que o produto chegue ao cliente no prazo e em perfeitas condições. Mas, além disso, este também é um fator que influencia diretamente na percepção da marca, na fidelização dos clientes e bem como nas taxas de recompra.
Dessa forma, com o crescimento nas vendas de lojas virtuais nos últimos anos, pode-se dizer que esta etapa passou a ser ponto central para a satisfação do cliente, principalmente porque é o elo que pode garantir uma experiência de compra devidamente positiva.
Neste contexto, a Okuma logística aborda qual é o impacto do transporte de cargas na experiência do cliente no e-commerce e, ainda, como garantir que as entregas sejam rápidas e seguras.
Afinal, porque o transporte influencia tanto na experiência do cliente?
O transporte é o último elo da cadeia logística e, por essa razão, torna-se o processo mais complexo das operações de e-commerce. Sendo assim, mesmo que outras etapas tenham sido realizadas corretamente, com site que funcione tranquilamente, um ótimo atendimento e pagamento facilitado, o atraso nas entregas ou danos às mercadorias são aspectos que interferem negativamente na experiência do cliente.
Além do mais, outros pontos também são considerados como: falta de rastreamento, comunicação falha sobre o status do pedido, custos elevados dos fretes e prazos imprecisos. Todos estes podem afetar de maneira negativa na recompra e fidelização dos consumidores.
Velocidade de entrega: O novo padrão de qualidade
Entregas cada vez mais rápidas têm sido o diferencial para as lojas virtuais, ainda mais com popularização de entregas em até 24h. Dado que, atrasos resultam em frustrações, aumento nos índices de reclamações e até mesmo a perda dos clientes.
Desse modo, muitas empresas têm criado parcerias com transportadoras eficientes e utilizado os centros de distribuição em grandes regiões, com intuito de reduzir o tempo de envio.
Segurança e integridade da encomenda
De maneira geral, quando os produtos chegam aos clientes danificados ou são extraviados, isso prejudica a reputação da loja. Por isso, a fim de aumentar a segurança, tem-se investido em embalagens mais resistentes e escolhido operadores logísticos com baixo índice de problemas com avarias em suas operações.
Custo do frete e sua influência na decisão de compra
Um outro aspecto crucial no transporte de e-commerce é referente aos fretes, pois quando seu custo é elevado ou pouco transparente são motivos que levam ao abandono dos produtos no carrinho.
Logo, para minimizar esse problemas muitos e-commerces já adotam práticas como frete grátis para compras acima de determinado valor. Além disso, oferece múltiplas opções como o envio econômico ou expresso, permitindo que escolha conforme sua necessidade.
Otimização do picking e da expedição
Quanto mais rápido forem realizadas as etapas como o de separação dos pedidos e bem como a sua liberação para o transporte, menores serão as chances de atrasos nas entregas. Em razão disso, tem se tornando comum a automatização desses processos no centro de distribuição, com intuito de garantir rapidez, segurança e eficiência.
Uso de tecnologia de rastreamento
Os clientes já se acostumaram a acompanhar o status do seu pedido em tempo real. Devido a isso, é de suma importância que sejam usados sistemas de rastreamento e que estejam integrados ao site ou app do e-commerce. Assim como, deve implementar as plataformas TMS (Transportation Management System) que ajudam a controlar cada etapa da entrega.
Lembrando que o rastreamento aumenta a confiança dos clientes em relação a loja, pois gera mais transparência às operações e diminui a ansiedade do cliente. Por conseguinte, reduz significativamente o volume de chamadas ao suporte.
Política de troca e devolução
Sabemos que as compras online podem gerar trocas e devoluções de produtos, seja porque os pedidos chegaram com algum tipo de dano/defeito ou por motivo de arrependimento. Assim sendo, para lidar corretamente com esse tipo de situação, é fundamental que as empresas tenham processos ágeis e simplificados.
Vale salientar que ao realizar uma logística reversa eficientemente, garante-se melhorias na imagem da empresa, além de ser até mesmo um diferencial competitivo.
Portanto, no e-commerce, a logística de transporte não se refere apenas a uma parte operacional, ela é na verdade, estratégica. Isso porque, garantir entregas rápidas e seguras é fator decisivo entre uma venda realizada e um carrinho abandonado. Logo, a logística moderna transforma o transporte de cargas em um diferencial competitivo.