A Okuma está presente em todo o brasil!
Conectamos distâncias e oferecemos soluções logísticas que fazem a diferença para o seu negócio
A Okuma está presente em todo o brasil!
Conectamos distâncias e oferecemos soluções logísticas que fazem a diferença para o seu negócio

Veja tudo que precisa saber sobre o processo da logística promocional

abril 8, 2025

Dentro das atividades logísticas existem diversas outras áreas que atuam com responsabilidades distintas, uma vez que vários segmentos dependem desta operação para assegurar a eficiência dos negócios. 

Neste sentido, a logística promocional é uma destas áreas, com foco na gestão de materiais denominados promocionais, sendo que, o seu objetivo é garantir que os itens cheguem no local certo, no prazo estipulado e nas quantidades adequadas. Além disso, evita que ocorra possíveis desperdícios ao mesmo tempo em que promove a eficácia das campanhas. 

Diante disso, a Okuma Logística aborda tudo que você precisa saber sobre o processo da logística promocional.

O que é logística promocional?

Entende-se como logística promocional a gestão eficiente do transporte e distribuição de itens promocionais. Sendo assim, esse é um processo que abrange etapas importantes como planejamento, armazenagem, distribuição e entrega, os quais buscam garantir que os produtos cheguem em perfeitas condições e dentro do prazo.

Dessa maneira, entre os itens promocionais estão:

  • Brindes
  • Amostras grátis
  • Materiais no ponto de venda (PDV)
  • Kits promocionais
  • Materiais de comunicação visual para campanhas de marketing e eventos

Principais etapas da logística promocional

Planejamento

A etapa inicial é o planejamento, onde são definidos os materiais promocionais a serem utilizados pelos clientes. Assim como, calcula-se a quantidade necessária de itens, determina os canais de distribuição, os fornecedores e a previsão da demanda. 

É importante salientar que na elaboração do planejamento, geralmente leva em consideração a estratégia, ou seja, o objetivo dos materiais promocionais. 

Armazenagem

Em seguida, é realizada a armazenagem dos materiais promocionais, onde é feita a organização do estoque, principalmente para facilitar o acesso e retirada. Nesta etapa, é fundamental que tenha um controle do estoque, monitorando as quantidades disponíveis de itens com intuito de evitar excessos ou faltas.

Distribuição e transporte

Para que a distribuição e transporte dos itens promocionais sejam eficientes, o ideal é que escolham as melhores rotas e modais para a entrega, os quais também possam assegurar a integridade dos produtos durante toda a operação. Além do mais, busca-se ainda, a redução dos custos logísticos e bem como a garantia de entregas no prazo.

Gestão de entregas

Durante a etapa de entrega, torna-se crucial o acompanhamento das operações em tempo real, a qual geralmente ocorre por meio do sistema de rastreamento e monitoramento. Com isso, permite resolução rápida de problemas como atrasos e extravios, a fim de garantir que as entregas ocorram no prazo.

Controle de qualidade

Após a chegada no destino, é importante verificar a possibilidade de danos nos materiais promocionais, visando assegurar que o processo da logística promocional segue conforme o planejado. 

Desafios da logística promocional

Planejamento inadequado – A partir de um planejamento mal elaborado, pode ocorrer vários problemas como atrasos nas entregas ou até mesmo falta de materiais, fatores que impactam negativamente.

Custos elevados – Nesse tipo de logística, algumas etapas como de armazenagem e transporte podem ter custos mais onerosos devido ao tipo de material e cuidados que eles exigem.

Períodos sazonais – As altas demandas em períodos sazonais como Natal e Black Friday, por exemplo, podem dificultar a logística promocional, quando não bem organizada para isso.

Problemas na distribuição – Quando as etapas finais do processo da logística promocional não são bem gerenciadas, gera problemas como extravios e danos durante o transporte.

Boas práticas na logística promocional

De maneira geral, para garantir uma logística promocional eficiente e sem maiores adversidades, é essencial a adoção de boas práticas como:

  • Escolha de fornecedores confiáveis para a produção dos materiais promocionais
  • Automação dos processos com softwares de gestão logística
  • Implementação de tecnologias para rastreamento das entregas em tempo real
  • Elaboração de testes antes de iniciar a campanha
  • Contratar parceiros logísticos especializados
  • Acompanhamento de métricas para avaliar a eficiência do processo

Portanto, com uma logística promocional bem estruturada garante que as operações sejam eficazes, promovendo a melhor experiência ao cliente. 

  • Blog
  • Logística
Voltar para o blog