Dentro das atividades logísticas existem diversas outras áreas que atuam com responsabilidades distintas, uma vez que vários segmentos dependem desta operação para assegurar a eficiência dos negócios.
Neste sentido, a logística promocional é uma destas áreas, com foco na gestão de materiais denominados promocionais, sendo que, o seu objetivo é garantir que os itens cheguem no local certo, no prazo estipulado e nas quantidades adequadas. Além disso, evita que ocorra possíveis desperdícios ao mesmo tempo em que promove a eficácia das campanhas.
Diante disso, a Okuma Logística aborda tudo que você precisa saber sobre o processo da logística promocional.
O que é logística promocional?
Entende-se como logística promocional a gestão eficiente do transporte e distribuição de itens promocionais. Sendo assim, esse é um processo que abrange etapas importantes como planejamento, armazenagem, distribuição e entrega, os quais buscam garantir que os produtos cheguem em perfeitas condições e dentro do prazo.
Dessa maneira, entre os itens promocionais estão:
- Brindes
- Amostras grátis
- Materiais no ponto de venda (PDV)
- Kits promocionais
- Materiais de comunicação visual para campanhas de marketing e eventos
Principais etapas da logística promocional
Planejamento
A etapa inicial é o planejamento, onde são definidos os materiais promocionais a serem utilizados pelos clientes. Assim como, calcula-se a quantidade necessária de itens, determina os canais de distribuição, os fornecedores e a previsão da demanda.
É importante salientar que na elaboração do planejamento, geralmente leva em consideração a estratégia, ou seja, o objetivo dos materiais promocionais.
Armazenagem
Em seguida, é realizada a armazenagem dos materiais promocionais, onde é feita a organização do estoque, principalmente para facilitar o acesso e retirada. Nesta etapa, é fundamental que tenha um controle do estoque, monitorando as quantidades disponíveis de itens com intuito de evitar excessos ou faltas.
Distribuição e transporte
Para que a distribuição e transporte dos itens promocionais sejam eficientes, o ideal é que escolham as melhores rotas e modais para a entrega, os quais também possam assegurar a integridade dos produtos durante toda a operação. Além do mais, busca-se ainda, a redução dos custos logísticos e bem como a garantia de entregas no prazo.
Gestão de entregas
Durante a etapa de entrega, torna-se crucial o acompanhamento das operações em tempo real, a qual geralmente ocorre por meio do sistema de rastreamento e monitoramento. Com isso, permite resolução rápida de problemas como atrasos e extravios, a fim de garantir que as entregas ocorram no prazo.
Controle de qualidade
Após a chegada no destino, é importante verificar a possibilidade de danos nos materiais promocionais, visando assegurar que o processo da logística promocional segue conforme o planejado.
Desafios da logística promocional
Planejamento inadequado – A partir de um planejamento mal elaborado, pode ocorrer vários problemas como atrasos nas entregas ou até mesmo falta de materiais, fatores que impactam negativamente.
Custos elevados – Nesse tipo de logística, algumas etapas como de armazenagem e transporte podem ter custos mais onerosos devido ao tipo de material e cuidados que eles exigem.
Períodos sazonais – As altas demandas em períodos sazonais como Natal e Black Friday, por exemplo, podem dificultar a logística promocional, quando não bem organizada para isso.
Problemas na distribuição – Quando as etapas finais do processo da logística promocional não são bem gerenciadas, gera problemas como extravios e danos durante o transporte.
Boas práticas na logística promocional
De maneira geral, para garantir uma logística promocional eficiente e sem maiores adversidades, é essencial a adoção de boas práticas como:
- Escolha de fornecedores confiáveis para a produção dos materiais promocionais
- Automação dos processos com softwares de gestão logística
- Implementação de tecnologias para rastreamento das entregas em tempo real
- Elaboração de testes antes de iniciar a campanha
- Contratar parceiros logísticos especializados
- Acompanhamento de métricas para avaliar a eficiência do processo
Portanto, com uma logística promocional bem estruturada garante que as operações sejam eficazes, promovendo a melhor experiência ao cliente.